SDO Moçambique


O mundo enfrenta uma grande crise de saúde provocada pela pandemia do Covid-19, que já infectou milhares de pessoas em todo mundo e já está presente em Moçambique. Perante esta situação, vários países já decretaram o Estado de Emergência, paralisando a maioria das actividades comerciais e industriais.

No nosso país, está actualmente em vigor o Estado de Emergência, no seu nível 3, sem paralisar totalmente as actividades das empresas, mas aumentando as medidas de prevenção e mitigação. Nesta senda, cada empresa deve tomar um conjunto de atitudes que possam prevenir a saúde dos seus colaboradores e clientes.

Neste momento, as empresas devem mostrar que não estão apenas preocupadas com a facturação, mas que se preocupam, igualmente, com a saúde dos seus clientes e colaboradores, por meio de várias acções como:

  • Disponibilização de dispensadores de desinfectantes ou água e sabão nas entradas das diversas instalações;
  • Limitação de número de clientes a serem atendidos em cada unidade comercial;
  • Limpeza frequente das instalações, com destaque para as mais frequentadas e para as áreas mais tocadas;
  • Colocar um distanciamento mínimo entre os clientes, assim como entre estes e quem vai atendê-los;
  • Disponibilizar máscaras para uso dos colaboradores. 

Algumas atitudes mencionadas acima, assumem maior relevância para as empresas cuja natureza dos seus serviços é, dominantemente, presencial. Para as empresas em que o contacto pessoal não é imperioso ou é apenas residual, estas deverão optar pelo atendimento online, em todas as situações possíveis. A SDO Moçambique, por exemplo, está 100% operacional pelos meios digitais, apesar de poder ainda, pontualmente, assumir alguma relação presencial que se justifique.

De referir, também a necessidade do cumprimento das medidas definidas pelo Governo, em particular quanto aos horários de funcionamento e o número de colaboradores em cada empresa.


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